beruby.com, o portal onde podes poupar!
Pode passar de boca em boca, da leitura até ao "mãos à obra", do ver para aprender ou até mesmo do saber que não ocupa lugar ... mas tudo passa pelas mãos de quem faz! E aí sim está a verdadeira arte do Ser Humano!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dicas para poupar €uros no combustível

(FOTO INTERNET - Opel Astra - Eu adoro este carro mas não sou adepta de descapotáveis, mas este ... este muda tudo)


Como todos sabem, quase todos os dias o preço dos combustiveis sobem. E quando desce é mínimo. Portanto, há que poupar combustível, e... poupar combustível é sinónimo de poupar dinheiro.
Esta listinha é algo que quase toda a gente sabe, apenas nem sempre as colocamos em prática.
  • COMPARE PREÇOS: O posto de abastecimento onde costuma ir, pode ter preços baixos hoje mas amanhã poderá não ser igual. Veja outro posto de abastecimento que possa ficar a caminho do trabalho (por exemplo) e compare preços. Tenha em atenção se os descontos que recebe em supermercados (por exemplo) se dá ou não em conta. Veja este site que é uma grande ajuda para os postos de abastecimentos mais próximos de si e mais económicos.
  • OU DE MANHÃ OU Á NOITE: Pois são das melhores alturas para abastecer o seu carro, isto porque está mais fresco. A gasolina está mais densa nestes períodos do dia, e como compra a gasolina ao litro, comprará mais por menos! ;)
  • PARA ENCHER, PLEASE: Ateste sempre o depósito, sempre que vá abastecer. Com as deslocações extra ao posto de abastecimento, irá gastar mais dinheiro ao ir abastecendo pouco de cada vez. Poupa dinheiro e tempo. Não abasteça mal tenha a indicação de que o tanque está cheio (não vale a pena tentar colocar mais umas gotas se já foi avisado que está cheio!). Essas gotinhas de combustível vão acabar por sair para fora e você pagou-as. No final de cada abastecimento, certifique-se que a tampa do depósito esteja sempre enroscada e nunca danificada pois dá facilidade para a gasolina se evaporar.
  • CONDUZA SEM EXCESSOS: Se conduzir a alta velocidade, é perfeitamente normal ver o seu combustivel a baixar a olhos vistos, logo, terá de abastecer. Conduza devagar, pois terá menos probabilidades de ter um acidente por excesso de velocidade, ajuda o ambiente, poupa e evita abrir mais vezes a carteira. Hoje em dia, já há automóveis com o sistema de cruisse control, que ajuda na condução automática, principalmente para quem conduz bastantes vezes em vias rápidas. É uma condução mais económica que a condução humana.
  • TUDO DE UM SÓ VEZ: Antes de sair de casa para ir (por exemplo) ao supermercado, pense em todos os outros sitios onde tem que ir possivelmente durante a semana e faça tudo de uma só vez. Ir à lavandaria, à casa da mãe, ao banco...
  • BOA MANUTENÇÃO: Um carro com boa manutenção é sinal com um consumo normal e eficaz. Para isto, verifique periódicamente a pressão dos pneus, o oléo, os filtros do ar, o alinhamento da direcção, o motor... Faça também uma limpeza geral à mala do carro, retire os objectos pesados e desnecessários, pois um carro mais leve é sinal de menos consumo.
  • AR CONDICIONADO: Use mas não abuse. O uso excessivo faz com que gaste mais e o principal é POUPAR e não gastar desnecessáriamente combustível.
  • DESLIGUE O CARRO: Desligue o carro sempre que for ao mutibanco ( pelo menos aqui nas zonas pequenas ainda há quem deixe o carro ligado para ir ao multibanco), enquanto esta numa fila de trânsito, num semáfro. Faça com que seja um hábito (económico) de adquirir à sua vida. 
  • ESTACIONE À PRIMEIRA: Quando estiver à procura de lugar para estacionar, procure estacionar no primeiro sítio que encontrar, pois é melhor do que andar às voltinhas à procura de parque e assim gasta mais tempo e combustível. E caminhar mais um bocadinho só lhe faz bem e não há mal nenhum. E nao se esqueça: Estacione sempre de maneira a que não tenha que fazer manobra de marcha-atrás, pois gasta mais gasolina.
  • DÊ UMAS FÉRIAS AO SEU CARRO: Deixe-o na garagem e vá a pé para o emprego, de bicicleta ou de transportes públicos. Sempre pode ir de boleia com alguém para o trabalho e assim dividem as despesas. 
  • Á SOMBRA E/OU AO SOL: Se estacionar ao ar livre, procure estacionar sempre á sombra, pois ao sol (seja de Verão ou de Inverno) favorece à evaporação da gasolina. Se não tiver outra alternativa senão deixá-lo ao sol, tente que a parte do depósito fique à sombra ou não disposto ao sol.
  • ESCOLHA BEM OS CAMINHOS A PERCORRER: Pois os caminhos não alcatroados, com dificil acesso, caminhos de terra ou de cascalho aumentam o consumo a 30%.
  • TROQUE DE AUTOMÓVEL: Por algum mais económico, venda ou troque um carro a gasolina por um a gasóleo, um híbrido, um carro que funcione a GPL ou quem sabe uma scotter?
 Ponha estas dicas em prática e quem sabe se não poupará um dinheirinho para o seu mealheiro! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem aqui !! :)
Agradeço a vossa participação!